Por Leandro Costa
Incitatus pode ter sido o membro mais peculiar do Senado romano ou uma desinformação seletiva, mas a resposta, até hoje, intriga e divide aqueles que se interessam pela história da civilização que outrora conquistou grande parte do mundo e que influenciou de forma ímpar toda a civilização ocidental.
Tal figura que pode ter ocupado ou não o posto de parlamentar no primeiro século depois de Cristo, teve sua origem na à época chamada Hispania, atualmente a Península Ibérica, local em que se situam Espanha e Portugal. Era uma figura imponente e próxima do Imperador Calígula que, segundo alguns relatos, o nomeara para a função de Senador de Roma.
Há que diga que o Imperador o fez para demonstrar seu total poder e a submissão do Senado à sua vontade, impondo aos demais senadores tamanho dessabor ante sua fraqueza perante o César. Qualquer semelhança com uma case de igual nome nos tempos atuais, é mera coincidência.
Outros tantos apontam que Calígula teria apenas insinuada que faria a nomeação como forma de provocar senadores que demonstravam grande incapacidade para o posto que ocupavam, seria nada mais que uma insinuação jocosa por parte do primeiro cidadão romano. Entretanto, com o fim de difamar o Imperador, espalhou-se a notícia da nomeação para dar tom de seriedade ao fato, colocando assim a imagem do governante de Roma como um indivíduo desrespeitoso.
Tal hipótese seria nada mais que distorcer as falas do Imperador para dar-lhe um tom de desequilibrado e desviar a atenção do real problema, que seria a incompetência ou o despotismo de parte dos senadores, o que, também parece uma prática que perdura até a contemporaneidade. Quem imaginaria a possibilidade na qual alguém dá interpretação distorcida às palavras de um governante para prejudicá-lo e, ao mesmo tempo, proteger que pouco ou nada faz pelo povo?
Para quem não conhece a história, Incitatus, que de fato nascera no extremo oeste do Império, era sim próximo de Calígula, mas não por ser seu amigo ou parente, mas por ser seu cavalo. Sim Incitatus era um equino e o Imperador teria sugerido sua nomeação para o Senado.
Em uma das hipóteses o governante de Roma agira como um louco e, de fato, deu posse ao seu animal, tornando-o membro do Senado, assim teria afirmado que os membros daquela casa não significavam nada e poderia suplantar seus poderes quando bem o quisesse. Como mencionado, estaríamos diante de senadores fracos, o que não foi a última vez na historia.
Por outro lado, Calígula pode ter apenas dito que empossaria Incitatus como Senador para provocar os membros daquela case e fazer com que saíssem de uma zona de conforto em nome de seu orgulho, já que não o faziam pelo povo romano. Também é importante constatar que há indivíduos que, no desempenho de suas funções, estão aquém de animais, de tal sorte, teria o Imperador insinuado que mesmo um cavalo seria um Senador de melhor desempenho que alguns que à época ocupavam aquela posição.
Não tendo meios de contradizer as provocações de Calígula, pode ser que senadores e seus asseclas tenham transformado a justa provocação em um devaneio por parte do governante, como forma de desinformar o povo acerca das reais intenções do mesmo. Não havia internet para buscar informações de fontes diversas e, portanto, permaneceremos com a dúvida.
Independentemente do que tenha ocorrido, grande parte das pessoas consideram que seus representantes poderiam sim ser trocados por um equino, seja o motivo que for, pode ser até que não estejam errados, mas o descrédito das instituições é um processo de implosão no qual a desmoralização ante a sociedade decorre necessariamente pela ação dos membros dela própria.