DIREITO NAS ESCOLAS

DIREITO NAS ESCOLAS

Uma proposta de inclusão do ensino de Noções de Direito, uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, para que os alunos dos ensinos fundamental e médio tenham uma visão mais apurada dos conceitos de Estado e cidadania. Assim como são ministradas outras matérias, como: matemática, biologia, química, física, geografia entre outras, em razão de suas importâncias, seria de igual relevância ensinar noções de Ciências Jurídicas.

A ideia é simples, incluir na grade curricular, aulas de Direito, de forma elementar, instruindo os alunos, acerca do funcionamento das instituições do Estado, bem como, uma breve explanação de seus direitos e deveres fundamentais.

Embora, pareça algo inovador, já é uma necessidade real em nosso país, dada a grande atividade do Estado, especialmente da Justiça, cuja compreensão é de extrema relevância, especialmente, para aqueles que começarão, em breve, a ingressar no mercado de trabalho e por consequência, se envolverão em relações das mais diversas.

Em um Estado Democrático de Direito é razoável e, por que não dizer, fundamental que o cidadão tenha o conhecimento básico dos conceitos jurídicos para melhor conviver em sociedade.

Esperamos que os alunos tenham o maior proveito possível da experiência independente de sua aspiração profissional, pois em nosso ordenamento jurídico, todos são e serão afetos às questões jurídicas.

Jurista ou não, todos nós somos os sujeitos das relações jurídicas.

Detalhes do Projeto:
Categorias:
Habilidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BIOGRAFIA

Leandro Costa

Servidor público, advogado impedido, professor de Direito, Diretor Acadêmico do projeto Direito nas Escolas e editor-chefe da Revista Conhecimento & Cidadania.

Defensor de uma sociedade rica em valores, acredito que o Brasil despertou e luta para sair da lama vermelha que tentou nos engolir. Sob às bênçãos de Deus defenderemos nossa pátria, família e liberdade, tendo como arma a verdade.

É preciso fazer a nossa parte como cidadãos, lutar incessantemente por nosso povo e deixar um legado para as futuras gerações. A política deve ser um meio do cidadão conduzir a nação, jamais uma forma de submissão a tiranos.

FALE COMIGO

Escreva sua mensagem aqui. Dúvida, ideia, critica.